29 de out. de 2010

a saga do siso

Companheira!
escrevo esse texto agora, semi dopada,
chegando em casa depois de arrancar 3 sisos.
Com a cara completamente torta.
Aviso logo que não tem nada demais esse post,
é só pra desabafar e registrar o momento em
que eu enfrentei uma das coisas que mais tinha medo na vida.
Estava tensa. Pesquisei horrores na internet
e entre amigos que já tinham passado pela experiência
porque a desinformação é a mãe do medo,
e o medo é o pai da dor, então...
me informei, respirei, e fui.
Com a cara e a coragem.
Na verdade, mais cara do que coragem,
mas fui.
Cheguei lá tudo tranquilo,
conversa um pouco com a dentista,
muito simpática, fui me tranquilizando.
Anestesia, vamos arrancar primeiro os de cima.
Saíram fácil, não senti nada, demorou nem 15 minutos,
me animei. Aí foi a vez do inferior, maldito inferior.
Mulher, eu sofri. A anestesia não pegava de jeito nenhum,
a mulher cutucava, mexia, minha cabeça sacudindo
e o negócio doendo... foi me dando uma vontade de vomitar.
Mais anestesia, e nada de parar de doer. Uma hora se passou,
eu lá na cadeira a boca aberta e a mulher martelando,
isso mesmo, martelando o tal do dente.
Resolveu partir ele em dois.
Cutucou, bateu mexeu, puxou, um trabalho braçal,
eu já tava suando. Partiu o dente, não em dois,
mas em três pedaços, até que o bicho desistiu
de lutar e resolveu sair.
Um dente muito acomodado esse, acho que ele gostava de
morar ali e não queria sair dali de jeito nenhum.
Mas eu fui forte e a dentista também
e enfim acabou o sofrimento.
Saldo final: um siso mutante, com 5, isso mesmo, 5 raízes.
O dobro do tamanho do dente superior,
nem sei como cabia na minha boca.
Te digo que preferia encarar três trabalhos
de parto de doze horas como o do Lucas
a passar por isso de novo.
Mas entre mortos e feridos salvaram-se todos.
E eu tô muito feliz de não ter mais aquelas
monstruosidades inúteis dentro da boca.
Agora vou ficar três dias de molho, tomando sorvete e sopa fria.
Pelo menos vou perder uns quilinhos.
E guardei os dentes pra te mostrar.
Não sei porque me veio uma idéia louca de enterrá-los
e plantar uma árvore em cima.
A árvore do juízo.
Me ajuda a plantar?

Amarfilhompas filhonépticas
de amor azul anil.

Plim!

PS: será que agora que eu tirei o siso,
meu juízo vai acabar? o pouco que ainda resta?
o.O

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei esse post. Comigo também aconteceu a mesma coisa. Passei 5 anos pra retira-los e o resultado foi um aparelho ortodontico, tudo por conta do medo. Retirei os 4 no mesmo dia.
pelo menos não doeu. Mais a sensação é péssima.
Cheguei em casa inchada e muda. Passei 4 dias comendo sorvete, tomando suco com gelo, e deitada.
Também tenho os meus dentes guardados. Podiamos fazer o Jardim do Juizo. Pra cada dente uma árvore.

Eu já não tinha mt juizo antes de extrai-los, agora então...

Danilo Dantas disse...

Os meus também deram trabalho, mas a anestesia funcionou uma beleza. Não senti nada da extração dos maledetos, que demorou bem mais do que o previsto, e ainda fiquei o resto do dia sem sentir o queixo! :P Na recuperação senti um pouco de dor no 1º dia, mas nada que um bom analgésico não desse conta. Depois foi controlar o mau hálito por causa do sangue coagulando e cicatrizando o corte nas gengivas com bochechos e umas pastilhas de hortelã. Hoje, me lembro pouco de dor, mas sempre me vem à mente o som dos cutucões que o dentista (um gênio!) dava no dente pra extraí-los. Trunc-trunc, trunc. Barulho feio, mas eu não sentia nada e ria de tudo. Melhore logo amiga! Chêro e abraço nos seus homens!

kuroyAmaSUN disse...

ô. vc são lindas, amei o jardim do juízo, em dezembro iniciaremos as amabilidades. Mel Dels, Danilo dá detalhes escabrosos em primeira mão. Isa, vc só falou isso do parto pq faz sete anos... mas sabe, isso que aconteceu contigo, aconteceu comigo... a mesma coisa, mas num lembro de ter um dente mutante, ele só num queria sair mesmo. bem, vamos plantar juízo... beijos

Anônimo disse...

Eu retirei os 4 de uma vez. Fui numa cirurgiã Bucomaxilofacial para ter a certeza de que o profissional estava 100% capacitado e graduado para tal. Tomei 2 remedios antes da cirurgiã. Um as 14hs outro as 14h30, e as 15hs iniciava a cirurgia.

Deitei na cadeira, colocaram babador e um pano tampando meu rosto, só a boca aberta exposta. Ligaram uma música na sala, achei bacana que distraiu, e iniciaram.
Dentista e mais uma ajudante tb dentista. Primeiro passaram um gel na regiao pra anestesiar a anestesia de agulha, não senti praticamente nada.

Assim, iniciou se pelo de cima, saiu em 3min, sutura e proximo. Superior seguinte, incrivelmente encrespou, demorou uns 25min e foi suado pra sair. Antea de ir para o 3o, deu se um intervalo de uns 5 min para a dentista e para mim descansarem heheh..Terceiro foi o primeiro inferior, tb suado pra sair, mais uns 30min e por fim o ultimo inferior que tb encrespou, todos esses que encresparam pra sair foram quebrados em 3 partes, no final, apenas 1 dente saiu inteiro. Nao se sente dor, apenas desconforto da pressao na regiao devido a tentativa de retirar o dente e estralos, da quebra do dente..mas minha dentista avisava td que ia rolar de sensacao antes de ocorrer. Acabou, mordi 2 pedacos de gase na regiao e fui pra casa e ja taquei gelo e remedio.
Dormi inclinado no sofá msm, tomando medicacao corretamente e alimentando conforme, comida gelada, e da lhe gelo..e assim foi. 4o dia pós operatório, retornei a dentista e disse que a cicatrizacao estava tudo bem e que os pontos iriam cair sozinhos. E cá estou agora, 13o dia, os pontos estao caindo sozinhos, nao tenho dor, como o procedimento foi forte em 3 dentes, inchei bastante. Um lado esta ok, o outro um leve inchaço inferior, mas nd que atrapalhe. So esperando os pontos cairem para comer mais solido. Fica um buraco na regiao do dente, mas é normal, chama se cicatrizacao por 2 intençao de dentro pra fora, toma se 30 a 40 dias para fechar, so manter a higiene bucal muito boa e com bochechos de Periogard oy Neopak dapos refeicoes e monitorar, se tem mau halito, dor ou inchaco, e por enqto ta tudo blz.Isso aí, quebrei esse medao do dente e agora eles nunca maia me incomodarao pelo resto da minha vida.Tenho toda a minha vida agora pra viver sem eles!